O mês de dezembro é marcado por uma causa importante, a luta contra o HIV/Aids, tendo o dia 1º como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids), doença que já matou milhões de pessoas no mundo todo, hoje pode ser evitada se houver o diagnóstico precoce, seguido de tratamento específico.

 

Neste contexto, o Governo de Içara, por meio da secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica intensifica, durante o “Dezembro Vermelho”, a realização dos testes rápidos em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e nas comunidades terapêuticas. Vale ressaltar que os testes são feitos durante todo o ano, assim como estão disponíveis gratuitamente diferentes formas de prevenção à infecção nos serviços de saúde.

 

“Hoje se fala da AIDS com mais naturalidade, porém devemos lembrar que ainda é uma doença que não tem cura, mas existem medicamentos disponíveis capazes de garantir uma vida com mais qualidade e mais longa para o paciente. O diagnóstico precoce é fundamental para nortear as ações do médico infectologista que indicará o tratamento mais adequado de acordo com cada caso e cada paciente. Prevenção, diagnóstico e tratamento adequado são ações essenciais que devem ser adotadas”, ressaltou o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.