Começou nesta segunda-feira, dia 4, em Içara a primeira etapa da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. Profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos podem aplicar o imunizante em qualquer Unidade de Saúde da Família do município, das 7h às 12h e das 13h às 16h. A primeira etapa segue até o dia 30. Também no dia 30, o município recebe a ação Dia D de Mobilização Nacional, com a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra a gripe, a partir desta data as crianças também passam a ser inclusas na vacinação.
A segunda etapa de vacinação, do dia 2 de maio ao dia 3 de junho, se estende para os demais grupos como gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Devem se vacinar ainda na segunda etapa pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais dependente da idade, sendo elas: doenças respiratórias crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.
“Daqui a pouco começa o inverno, onde o vírus da influenza é mais propenso a circular, por isso precisamos nos vacinar e nos manter seguros. É importante também ficar de olho na sua etapa de vacinação”, disse o secretário de saúde de Içara Sandro Ressler.
A vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. As vacinas contra a covid-19 também podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade deverão aguardar um período de 15 dias entre a da covid-19 e a da influenza.
8ª Campanha Nacional Contra o Sarampo acontece de forma simultânea
A partir desta segunda-feira, dia 4, até o dia 30, também está aberta a 8ª Campanha Nacional contra o Sarampo para profissionais de saúde. Já do dia 2 de maio a 3 de junho a campanha segue para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A vacinação para esse público acontece nas Unidades de Saúde da Família que possuem sala de vacinação, sendo elas: Presidente Vargas, Liri, Jaqueline, Raichaski, Esplanada, Aurora, Vila Nova, Boa Vista, Primeiro de Maio e Jardim Elizabete.
SERVIÇO:
Influenza:
Primeira etapa - de 04/04 a 02/05
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
Dia 30/04 - Dia D de Mobilização Nacional
Vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos de idade
Segunda etapa - de 03/05 e 03/06
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas
- Professores
- Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Forças de segurança e salvamento
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Forças Armadas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Sarampo
Primeira etapa - 04/04 a 30/04
- Trabalhadores da saúde
Segunda etapa - 02/05 a 03/06
- Crianças de seis meses até quatro anos de idade