O casal de empreendedores Jader Alves Bitencourt e Daiana Moura Rangel tinha muitos sonhos, planos e metas. Há 15 anos no ramo de fabricação de móveis sob medida e móveis para ambientes corporativos, viram no Balneário Rincão um futuro promissor. Naturais de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, resolveram abrir uma filial. A empresa, que está há cinco anos na cidade, vem crescendo e, para buscar mais desenvolvimento, emprego e rentabilidade, o casal entende que conhecimento é a chave do negócio. Pensando nisso, na noite desta quarta-feira (30/11) Daiana levou toda a sua equipe ao polo da Unesc, no Balneário Rincão, para o curso do Pipocando Empreendedorismo que teve como tema “Perspectivas para um time de alta performance em vendas”. O projeto integra o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e contou com a participação de diversos lojistas, comerciantes e empreendedores com foco na preparação para a alta temporada de verão que se aproxima.
“Para mim, foi uma experiência excelente, algo que estávamos esperando. Esse foi o primeiro de muitos”, comentou a empresária. Para ela, a qualificação é fundamental e necessária para o melhor atendimento aos clientes. “Precisamos qualificar tanto quem está chegando quanto para quem está no mercado de trabalho. Carecemos disso, e decidimos trazer toda a equipe porque o trabalho para ser resolutivo tem que ser em equipe. Vimos um futuro no Balneário Rincão e queremos desenvolver junto com o município”, argumentou.
Assim como Daiana, a gerente de uma ótica na cidade, Vanderleia Vitoretti, também aproveitou a oportunidade para ampliar os horizontes junto com a sua equipe de trabalho. “Para mim foi ótimo. Estamos sempre em busca de conhecimento para melhorar as nossas técnicas de venda e o nosso atendimento. Aprendi muitas coisas que ainda não conhecia, o que vai ser fundamental para o nosso trabalho. Queremos sempre dar o nosso melhor”, destacou ela, que tem mais de 20 anos de experiência na área. Vanderleia aproveitou, assim como os outros participantes do encontro, para solicitar mais cursos voltados para a área de vendas.
conhecerem as técnicas existentes”, disse o coordenador Diogo Pereira Morais.
O grande resultado se deu também pelo volume de participantes, superando todas as expectativas do Núcleo de Empreendedorismo (NE) da Universidade. “Tivemos uma participação muito grande o que superou nossas expectativas. Essa imersão foi fundamental para que eles possam ofertar um atendimento de qualidade eNegócios, empreendedorismo, aplicação de ferramentas que vão agregar no processo de contratação de pessoal, aprimoramento pessoal, perfil de capacidade e autoconhecimento fizeram parte da programação que durou, em média, três horas. “Foi uma grande troca de experiências, alinhando o empreendedorismo com a prática empreendedora. Tenho certeza que eles saem daqui colocando em prática já no dia de amanhã”, destacou Morais. “Ficamos mais felizes ainda porque eles querem outros cursos para o desenvolvimento de suas habilidades, o que nos motiva ainda mais”, acrescentou.
Todo esse resultado aplicado no curso vai poder ser posto em prática no comércio local, como apontou a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Balneário Rincão, Julia Saneripp. “Essa parceria da Unesc, CDL e Prefeitura é muito importante porque, sem dúvidas, vamos melhorar o nosso comércio. Estamos tentando trazer esse tipo de ação para aperfeiçoar as vendas, a contratação e consequentemente conquistar os turistas e moradores para comprar no nosso comércio”, ressaltou.
Julia lembrou que a cidade conta com uma grande proporção de lojas, comércio, principalmente bares e restaurantes.
Preparação
ui. Isso é um reflexo na procura por matrículas e por imóveis, por exemplo”, argumentou.
Toda essa preparação para a alta temporada de verão, também foi enfatizada pela Secretária de Educação e Assistência Social do Balneário Rincão, Jucilene Fernandes, que participou da ação. Ela destacou ainda as atividades do Núcleo de Empreendedorismo e da importância do polo Unesc para essas importantes atividades em prol da comunidade. “É uma forma de se preparar para muito bem receber o turista e os moradores. Esse período de pandemia fez com que muitas pessoas que veraneiam, permanecessem aqAlém disso, segundo ela, na temporada ocorre o aumento da população, e por isso é importante essa preparação e essa orientação para o comerciante, o lojista e o empresário.
Futuro
Outros cursos também já estão sendo pensados para o próximo ano, como contou o coordenador do polo do Balneário Rincão, Valdenir Barbosa da Cruz. “Esse foi nosso segundo ciclo de encontros. O primeiro foi voltado aos alunos do Ensino Médio com foco na orientação vocacional e profissional, durante encontro com o projeto de extensão PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Lideranças), que é vinculado ao Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e agora com lojistas e comerciantes com foco no atendimento para a alta temporada”, comentou.
Segundo ele, o objetivo é um encontro por mês envolvendo temas diversificados e que vão ao encontro com as necessidades da população. “É uma forma também de aproximarmos cada vez mais da comunidade, por sermos uma Universidade Comunitária, e oportunizar muito conhecimento, trazendo ainda o desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias, assim como essa”, enfatizou.
Oportunidades também para quem é bolsista
O bolsista Edemilson Mariot faz o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e participa das atividades colocando em prática tudo o que ele aprende em sala de aula, o que para ele, se torna uma grande oportunidade.
“Como bolsista, estou tendo o contato com os aspectos práticos da profissão o que é fundamental. É um conhecimento adquirido na prática e ser bolsista me dá essa possibilidade, o que me agrega muito na formação”, mencionou. Mariot também faz parte da equipe do Núcleo, levando conhecimento para os participantes.
Objetivos do Pipocando
O Pipocando Empreendedorismo tem o objetivo de oportunizar espaços para reflexões sobre a liderança empreendedora, geração de ideias e ampliação de networking.
Trata-se de um programa que oportuniza uma formação paralela, além do ensino superior e pós-graduação. São momentos em que o participante amplia sua rede de relacionamento, além de agregar valor à sua formação, por meio da participação em cursos de curta duração, palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, entre outras formas.
Também é um espaço onde profissionais que queiram socializar seu talento, podem inscrever propostas para oferecer, de forma gratuita, palestras, minicursos, oficinas, roda de conversas, imersões que estejam alinhadas aos cursos de graduação e pós-graduação.