Educação e esporte: está aí uma fusão que produz resultados e transforma vidas. A Unesc sempre esteve atenta a esse nível de parceria e promove a integração de atividades. Os investimentos da Universidade alcançam, atualmente, cinco equipes de diferentes modalidades e 16 atletas bolsistas.

Atualmente, são parceiras da Unesc as equipes da Associação Desportiva Handebol Criciúma (ADHC), Associação Criciúma de Handebol Feminino (ACRIHF), Sociedade Recreativa Mampituba (voleibol), Associação Team Everaldo (karatê) e do Criciúma Esporte Clube (futebol feminino). Já os 16 atletas bolsistas foram selecionados através do processo de Seleção de Atletas Individuais e Equipes de Rendimento, conforme o edital nº 437/2020 da reitoria.

Muitas conquistas foram alcançadas pelos atletas apoiados pela Unesc ao longo de 2021. Os acadêmicos obtiveram resultados de destaques nas modalidades individuais de atletismo, karatê e xadrez. Nos esportes coletivos, o destaque foi para a conquista do Estadual pela equipe de vôlei feminino sub-20 do Mampituba. A maioria dos estudantes atletas estão matriculados nos cursos da Universidade. O Colégio Unesc também acolhe jogadores de vôlei e xadrez, que frequentam o ensino fundamental e médio.

Para a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, que tem entre seus estudantes atletas de voleibol, xadrez e atletismo, o esporte é uma atividade importante na vida dos estudantes. “A prática esportiva propicia uma vida mais saudável, tanto fisicamente quanto emocionalmente. O esporte desenvolve muitas habilidades e isso acaba refletindo no desempenho deles no colégio. Um desportista aprende muitos valores com relação à disciplina, responsabilidade, respeito às individualidades, trabalhar no coletivo e tudo isso reflete na sala de aula. A relação que existe entre o esporte e a educação é muito boa, além do exemplo, beneficia todos dentro do ambiente escolar”, pontuou.

O professor e técnico de karatê Everaldo Pereira, da Associação Team Everaldo de Içara, o karatê da Unesc vem colhendo bons frutos e grandes resultados. “As conquistas são as melhores possíveis neste ano, com as karatecas medalhistas na Liga Mundial no Egito e no Pan Americano que aconteceu em Punta del Leste, no Uruguai. No Campeonato Brasileiro em Fortaleza e agora, quem sabe, uma grande conquista em Dubai com a Seleção Brasileira no Mundial”, enumerou. “A parceria com a Unesc veio para carimbar os passaportes e tem sido um amuleto de muita sorte com várias conquistas”, avaliou.

Além de treinar o time que é parceiro da Unesc, Everaldo orienta atividades para alunos do Colégio Unesc. “A educação, a disciplina, o autocontrole, a superação, tudo isso prepara o atleta a encarar seus adversários, seus medos. Isso o esporte e o karatê trazem na bagagem. Então a Unesc, como parceira, promove esse desafio, ao entrar na Universidade, para novos projetos. Tira o atleta da zona de conforto, obrigando-o a entrar nos estudos, se aprofundando na parte científica. Considero que o karatê tem tudo a ver com a educação e com a nossa Universidade”, completou o técnico.

A karateca da Seleção Brasileira e acadêmica do curso de Educação Física da Unesc, Carolaini Zefino Pereira, tem um grande prazer em fazer parte do time da Universidade. “É incrível o quanto a Unesc agrega no meu rendimento, tanto com relação à vida profissional e a vida de atleta. Essa parceria com a Unesc não tem preço, é muito gratificante receber o reconhecimento da Instituição e da região”, comentou a atleta, que está em Dubai para disputar o Mundial. “O pessoal da Unesc sempre está mandando apoio e, por mais que a gente esteja em competição, também sou acadêmica e a ligação é muito grande. Os professores são bem parceiros e compreendem a minha vida de atleta, então é muito bacana receber esse apoio da Universidade, e sempre estou pronta para dar o meu máximo, e sempre que puder conquistar mais uma medalha para a Unesc”,