Governo Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, entregou mais 53 autorizações de exames na manhã desta terça-feira, dia 6, dentro do programa Zera Fila. Entre eles, foram 25 de estudo urodinâmico e 28 tomografias. Na fila do estudo urodinâmico, havia pessoas há três anos aguardando. Este exame custa em média R$ 400,00 reais e com as autorizações entregues a fila foi zerada.

Também chamado de avaliação urodinâmica completa, esse exame tem como objetivo principal avaliar o funcionamento da bexiga, em homens e mulheres, e da próstata, nos pacientes do sexo masculino. A moradora do bairro Vila Nova, Albani Marrone, estava aguardando na fila desde 10 de julho de 2018, portanto dentro de quatro dias a espera completaria exatos três anos. “Gostei porque achei que não vinha mais. Agora estou vendo uma melhoria na área da saúde de nosso município”, comentou.

A prefeita Dalvania Cardoso ressalta que faz questão de manter a fila das biopsias zerada, entre os 20 procedimentos atendidos pelo programa. “Geralmente, quando o médico pede biópsia a família fica na angústia. Imagina o paciente ter que esperar três meses, seis meses? Quando for biópsia, nós vamos pegar dinheiro do município e fazer na hora”, comentou. “Estamos reformando unidades de saúde, mantendo todas as ações contra o Covid-19, procurando atender as necessidades da população, assim como fazemos com o Zera Fila que é uma prioridade”, pontuou o secretário de saúde, Sandro Ressler.