As experiências profissionais vividas pelos acadêmicos do curso de Administração da Unesc ao longo dos últimos dois meses estarão para a gama dos principais conhecimentos adquiridos na graduação. Eles participaram como consultores do Plano de 60 Dias, ação do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc que oferece consultoria a empresas de forma gratuita. O trabalho, que é realizado pelos estudantes em encontros semanais com empresários e supervisionado por professores da Universidade, foi encerrado em encontro virtual de avaliação nesta quinta-feira (1/7).

A atuação dos acadêmicos vai desde a análise da história e da situação da empresa participante até a elaboração de metas e estratégias para alcançá-las junto do empresário envolvido. O trabalho, conforme o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e responsável pela disciplina, Diogo Morais, é complexo, mas foi executado com dedicação e resultou em excelentes consultorias aplicadas. “É uma verdadeira via de mão dupla: os acadêmicos têm a experiência de viver na prática a realidade do mercado e os empresários contam com a expertise e dedicação dos estudantes em prol do seu negócio”, comentou.

A noite de avaliação das consultorias, realizada também de forma virtual, assim como todo o trabalho, foi de orgulho e alegria compartilhados. “Estou muito contente com todo esse semestre. Desde o início dos contatos até a socialização dos resultados tivemos muito empenho e resiliência dos consultores e das empresas”, garantiu Diogo.

Para o professor Nícola Martins o resultado entregue pelo Plano faz parte de projetos de futuro que vão fazer a diferença na vida dos empresários, das empresas e dos acadêmicos. “Vocês tiveram uma experiência única enquanto estudantes. Entregaram riqueza para cada uma das sete empresas. Foi uma honra para mim estar nesse projeto e tenho certeza de que, da mesma forma, foi uma honra também para os empresários estar com vocês compartilhando e recebendo sugestões”, destacou.

 

“Viradas de chave”

A empresária Vivian Tavares dedica seu trabalho à Panificadora e Confeitaria Tavares, em Araranguá. A empresa, com 26 anos de história, ganhou novos horizontes a partir da participação no Plano de 60 dias. “A oportunidade que tivemos de aprender com essa consultoria foi riquíssima. Consigo enxergar nitidamente como ela significa um passo a mais que estamos dando enquanto negócio. Só temos bons resultados, já sentidos pelos nossos clientes. Tenho certeza que vamos colher muito mais resultados. Essa é só a ponta do iceberg”, disse orgulhosa em agradecimento à equipe que a assessorou.

Estar diante dos empresários e encontrar formas de colaborar com as empresas, conforme a acadêmica Fontanella, foi uma tarefa desafiadora e, ao fim, cheia de recompensas. “Não podemos dizer que foi fácil, pois enfrentamos muitos desafios até alcançarmos nossos objetivos, mas foi muito gratificante. Aprendemos muito e com certeza saímos mais preparados para o mercado de trabalho”, assegurou.

A oportunidade, conforme o estudante Bruno Pierini, dá ainda mais confiança nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Contar com um projeto desse tipo é muito bom, pois nós conseguimos colocar em prática tudo o que aprendemos nesses últimos quatro anos e, desta forma, ver que podemos ajudar as pessoas com análises, aconselhamentos e planejamentos”, registrou.

Para o segundo semestre o Núcleo de Empreendedorismo deverá lançar novo processo seletivo para empresas que tenham interesse em receber a consultoria.