O município de Içara conta pela primeira vez com atendimento de neuropediatria. Isso é possível através de um termo de colaboração assinado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que disponibiliza o seu médico especialista para prestar este serviço. São oito atendimentos ao mês para alunos da rede municipal de ensino.
No primeiro mês de consultas, sete crianças foram atendidas com três tendo o diagnóstico para Transtorno do Espectro Autista, ou seja, confirmação para autismo. “Esta é uma grande conquista para nossa educação. Encontrar profissionais para esta área é um grande desafio para todos os municípios. Por isso somos muito gratos a Apae que se sensibiliza com os alunos da rede pública prestando este atendimento”, reforça a prefeita, Dalvania Cardoso.
A forma com que o município vai fazer esse diagnóstico promete ser mais rápida. “Estamos mapeando toda a rede municipal e pedimos a atenção dos professores na identificação dessas crianças autistas. Queremos ter um olhar voltado ao autista. Queremos trabalhar muito com os pais, que eles saibam que estamos aqui para tudo”, revela a coordenadora da Educação Especial do Governo Municipal de Içara, Ana Satie Takayama.