O Termo de Adesão ao Programa Defesa Civil na Escola foi assinado pela prefeita Dalvania Cardoso na tarda sexta-feira, dia 21. Em seu gabinete, ela recebeu a secretária de educação Rose Reynaud e o coordenador regional da Defesa Civil Rosinei da Silveira, entre outros representantes dos dois órgãos. O projeto consiste em ensinar alunos do sétimo ano práticas de segurança para as mais variadas situações de rotina.
“É um projeto muito interessante e que nós entendemos que tenha que virar uma política pública”, enfatizou a prefeita. “O grande ganho é que após sair da escola, o aluno se torna um agente da Defesa Civil ajudando a comunidade dele”, acrescentou a secretaria Rose. O objetivo é preparar professores e alunos para atuar na redução de danos, na prevenção na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global. Ao todo irão participar 14 professores com o envolvimento de mais de 420 alunos diretamente.
O programa foi desenvolvido em 2014 e já iniciou em algumas cidades da região Sul em 2015. O conteúdo estará disponível na internet dividido em quatro módulos, mas o professor poderá realizar seu próprio plano de estudo. “Nós temos o relato dos pais de que houve uma mudança de comportamento muito grande dessas crianças e adolescentes após fazerem o curso. Eles chegam em casa e orientam os pais sobre vários cuidados”, pontuou Rosinei.