Os mais de 50 monitores que atuam diariamente no campus da Unesc estão recebendo atenção especial por parte da Universidade. Eles, que exercem a função primordial de prezar pelas normas de biossegurança definidas pela Sala de Situação Unesc e atendem a comunidade interna e externa, participam de ação promovida pelo programa Acolher e pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade. A intenção é cuidar da saúde mental dos colaboradores, realizar momentos de escuta e incentivo ao encaminhamento profissional de cada um.
Conforme a assistente social da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, Priscila Schacht Cardozo, o movimento integra ainda o programa “(HA)Gente de Cultura de Paz”, iniciado em 2019. “Serão quatro encontros subsequentes, com rodízio entre os monitores para que o campus não fique desassistido. Nosso propósito é continuar construindo nosso caminho de cultura de paz no campus e prepará-los para que atuem também nesse propósito em seus afazeres diários”, comenta.
Ao final da ação, de acordo com Priscila, o projeto divulgará materiais informativos sobre a função do monitor na rotina da Universidade. “Eles têm feito um papel primordial nesse momento de pandemia. São acadêmicos de graduação e estudantes de ensino médio que precisamos valorizar e incentivar como futuros funcionários ou, para aqueles que ainda não o são, futuros alunos da nossa Universidade. Além disso, será momento de será de construção do protagonismo dos monitores para a melhoria dos seus processos de trabalhos”, acrescenta.
As atividades foram iniciadas na última semana e seguem até a primeira quinzena de junho.