Idealizado pelo Sebrae/SC, o projeto Cidade Empreendedora é voltado para a gestão municipal e os micro e pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades, principalmente através do empreendedorismo. Em 2021, os municípios de Tubarão, Imbituba, São Martinho, Criciúma, Turvo, Imaruí, Capivari de Baixo e Morro da Fumaça contam com as ações do programa.
No modelo atualizado para este ano, o projeto possui duas vertentes: uma delas é chamada de vertical base, na qual as ações planejadas e executadas são iguais para todos os municípios. Já na fase das verticais estratégicas, cada cidade determina as ações conforme as suas vocações, o que personaliza o programa, conforme ressalta a analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
“Basicamente, o que vamos trabalhar nos municípios que continuam com o Cidade Empreendedora, como Tubarão e Imbituba, são os processos de compras governamentais, desburocratização, as atividades na Sala do Empreendedor, entre outras. Por outro lado, iniciando as verticais estratégicas neste ano, cada cidade foca na sua vocação, então Tubarão vai trabalhar mais o turismo e a questão da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em São Martinho, o turismo também. Já Criciúma está focando no posicionamento da marca do município, então cada um difere bastante por conta das verticais”, declara Juliana.
Saiba mais sobre o Cidade Empreendedora
Como um organismo de apoio para empreendedores, o Sebrae/SC tem o objetivo de criar um ambiente favorável aos pequenos negócios. Para isto, desenvolveu e disponibiliza o programa Cidade Empreendedora, através do qual visa transformar a realidade de cidades catarinenses.
O projeto foi criado para o desenvolvimento dos municípios como um todo, oferecendo desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes, além de oportunidades para a abertura de novos negócios.
Trata-se de um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura. Os atores do desenvolvimento são o prefeito, secretários e outros agentes do Poder Público junto aos cidadãos.
“A ideia do Sebrae, quando fechamos projetos como esse, é a parceria com o município, além do fato que também investimos recursos para que possamos desenvolver as ações. Para nós, é importante auxiliar a prefeitura porque é ela que atende os empresários e esse é o público do Sebrae. Então, o nosso objetivo maior é proporcionar o desenvolvimento para as empresas, e trabalhar o Cidade Empreendedora é criar esse ambiente para o desenvolvimento”, finaliza Juliana.