No ano em que comemora o 30º aniversário da conquista da Copa do Brasil, o Tigre conquistou a classificação para a terceira fase da competição nacional na noite desta quinta-feira (08/04). Jogando no estádio Heriberto Hülse, o Criciúma recebeu a Ponte Preta e venceu o adversário paulista nos pênaltis após empatar em 1 a 1 no tempo normal. O gol carvoeiro foi marcado por Philipe Maia, no segundo tempo da partida.
 
O Criciúma, comandado pelo técnico interino Wilsão e o auxiliar Lalo, aguarda sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para conhecer o seu adversário da próxima fase, que ocorre em junho. O próximo compromisso do Tigre será contra o Metropolitano na segunda-feira (12/04), às 19 horas, pela 9ª rodada do Campeonato Catarinense. 
 
O jogo iniciou com equilíbrio de marcação entre as duas equipes e o Tigre teve as melhores oportunidades ofensivas. Aos 26 minutos, o zagueiro Alemão aproveitou a sobra na área , mas finalizou pela linha de fundo. Um minuto depois, Gabriel Silva arriscou de fora da área, mas a bola foi por cima da meta da Ponte Preta. O Criciúma ainda teve mais uma chance de abrir o marcador aos 35 minutos, com Eduardo desviando um chute cruzado do atacante Gabriel Silva.
 
Na segunda etapa, o equilíbrio continuou até os 14 minutos, quando a equipe paulista abriu o palcar com Camilo, de falta. O Tigre buscou o empate e igualou aos 27 minutos com o zagueiro Philipe Maia, de voleio. Com o 1 a 1 no tempo normal, a classificação foi decidida nos pênaltis.
 
Nas penalidades, Pedrinho, Hélder, Claudinho, Eduardo e Índio marcaram para o Criciúma, enquanto Locatelli desperdiçou a segunda cobrança para a Ponte Preta.