A Unesc segue realizando ações para auxiliar no combate à pandemia de Covid-19 e nesta terça-feira (9/3) entregou uma nova remessa de máscaras de proteção para profissionais do Hospital São José. As 300 face shields foram entregues à direção do HSJ e marcaram o início das doações deste tipo de material de proteção em 2021. Em 2020, a Universidade também produziu e entregou centenas de face shields à instituição.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que como universidade comunitária, faz parte do papel da Instituição colaborar com a região inclusive em momentos como os vividos na pandemia. Ela salienta a importância do Hospital São José para a região e a bravura de seus profissionais no enfrentamento à Covid-19. “O trabalho dos profissionais do hospital, desde a diretoria, passando pelos profissionais de saúde, higienizadores e atendentes é de vital importância para o Sul catarinense. É lá também que nossos estudantes da área da saúde encontram um espaço imenso de aprendizado. O São José é um grande parceiro da Universidade e ela estará sempre disposta a auxiliar da melhor maneira”, salienta Luciane.
A gestora do campus, Mira Dagostin, representou a Unesc na entrega das máscaras. Segundo ela, como há uma demanda grande de pacientes na região com Covid-19, os profissionais precisam estar realmente bem equipados para realizar o atendimento de maneira segura. “Neste primeiro momento, a Unesc está entregando 300 face shields ao hospital e em paralelo, a Universidade também entrega equipamentos de proteção individual (EPIs) aos acadêmicos que precisam”, comenta.
Para a irmã Isolene Lofi, diretora geral do Hospital São José, em um momento tão crítico como o que estamos vivendo, cada ajuda e doação somam e fazem a diferença na vida de alguém. “Aqui a proteção e o cuidado daqueles que incansavelmente estão trabalhando com todas as forças para salvar vidas é uma preocupação e eles receberem este cuidado, é muito gratificante. Estamos muito agradecidas à Unesc por este gesto. São esses sinais que nos dão coragem e força para continuarmos em meio a todo esse sofrimento”, afirma a diretora geral do hospital.