Após meses encontrando professores e colegas de maneira remota, em virtude da matriz de risco da pandemia de Covid-19, os estudantes do Colégio Unesc tiveram a primeira aula presencial nesta quinta-feira (18/2). A escola iniciou oficialmente o ano letivo de 2021 com uma recepção aos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e um diálogo sobre todas as normas para a garantia do retorno seguro de alunos, professores e funcionários às atividades presenciais.

Para os alunos da terceira série do Ensino Médio, a quinta-feira foi também para receber a camiseta que marca a passagem de cada aluno pelo último ano no Colégio Unesc e a preparação para o início da jornada no Ensino Superior. Desde a primeira série do Ensino Médio no Colégio Unesc, Patrícia Pereira Pagani, iniciou nesta quinta-feira o Terceirão e só pensa em aproveitar o retorno das aulas presenciais e se preparar para decidir o curso de graduação que vai fazer. “Achei muito bom poder voltar às aulas depois de um período longe fisicamente dos colegas, amigos e professores. Estamos aqui estudando com distanciamento e todas as normas de biossegurança. Por isso me sinto segura e feliz em estar aqui no Colégio Unesc podendo fazer o terceirão de maneira presencial”.

Biossegurança e planejamento pedagógico em primeiro lugar

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, afirma que a preparação para receber os alunos contou com o apoio da Sala de Situação para os protocolos de biossegurança, e da Assessoria Pedagógica para a realização das aulas híbridas. “Nossa expectativa é conseguir manter as aulas presenciais e híbridas com excelência, conforme a escolha dos alunos e dos pais. Para 2021, o Colégio Unesc têm várias novidades. Estamos implantando o novo Ensino Médio e todos os estudantes desta fase estarão com uma carga horária maior, passando de 800 horas para 1.000 anuais. Estamos também ampliando o atendimento pedagógico, para sanar as dúvidas e dar um suporte ainda maior aos nossos estudantes. Voltamos também às atividades 100% presenciais do Integral com Imersão Bilíngue, oferecido aos alunos e alunas do primeiro ao quinto ano. A procura pela escola cresceu muito e já temos várias turmas sem vagas”, afirma.

A preparação para receber os estudantes de maneira híbrida (presencial e remotamente), também se deu por meio da Formação Continuada, que ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro e abordou temas como a volta às aulas, a segurança de alunos e professores, as metodologias de avaliação, a organização dos espaços de aprendizagem, ensino híbrido, educação inclusiva e o planejamento das atividades.

Durante o evento, Giselle apresentou o resultado da pesquisa realizada com pais e responsáveis e estudantes do Colégio Unesc no fim de 2020. Mais de 95% dos participantes da pesquisa consideraram de bom a excelente a organização das atividades no período da pandemia, a comunicação do colégio com os pais e alunos e a qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano.