Vivenciar o cotidiano da atividade profissional pode ser decisivo para a escolha da carreira. Foi o que ocorreu com os alunos do curso Técnico em Agropecuária do
Instituto Federal Catarinense (IFC), Sabrina Jardim Sparremberger e Vitor Nazário
Martins, que após um período de estágio no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, decidiram que darão continuidade aos estudos no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade. O estágio deles foi possível por meio da parceria entre as instituições, que há 10 anos tem possibilitado que estudantes dos cursos técnicos do campus Santa Rosa do Sul passem um mês realizando atividades na
Universidade.
Sabrina e Vitor estiveram de janeiro a fevereiro no Iparque, desenvolvendo atividades e aprendendo mais sobre Topografia com os profissionais do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo), vinculado ao Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat). “Quando eu entrei no curso técnico eu ainda não tinha bem claro o que iria seguir. À medida em que fui fazendo as disciplinas, a Topografia me chamou atenção. O estágio abriu a minha mente e depois deste período no Iparque, decidi que faria o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica”, conta Vitor, que já se matriculou no curso da Unesc.
Para Sabrina, o estágio significou o primeiro encontro com a Unesc e a oportunidade de ampliar o conhecimento técnico e conhecer profissionais e outros professores da área. “Não conhecia ainda a Universidade e neste tempo em que fiz o estágio aqui, além de aprofundar mais o conhecimento sobre equipamentos utilizados no trabalho topográfico, percebi o quanto gosto desta área”, comenta a nova caloura da Universidade.
O coordenador do Cegeo, Jóri Ramos, que também é professor da Universidade, acompanhou o estágio de Sabrina e Vitor, e ressalta a importância de experiências práticas para escolhas profissionais mais assertivas.
O professor da disciplina de Topografia do curso Técnico em Agropecuária do IFC, Ricardo Henrique Taffe, leciona no Instituto há 26 anos e acompanhou todos os estágios decorrentes da parceria com a Unesc. Segundo ele, a atividade colabora no processo de ensino e aprendizagem dos futuros profissionais. “Para eles, estas 180 horas representam a oportunidade de um grande aprendizado, incluindo o trabalho em equipe”.