A conclusão do ensino médio, o momento de deixar para trás a vida escolar e encarar o mundo acadêmico e a busca pelos anseios profissionais integram uma fase marcante na vida dos adolescentes. Se em condições normais o momento de encerramento de ciclo vem carregado de emoções, em um ano em que tudo fugiu do convencional e a reinvenção foi a palavra de ordem, o fechamento de ciclo tem ainda mais peso. Tal constatação ficou evidente, na noite desta quinta-feira (3/12), na qual o Terceirão 2020 do Colégio Unesc protagonizou a primeira formatura de modo virtual da escola.

Com pronunciamentos carregados de emoção, o evento reuniu alunos, professores, colaboradores,  coordenação, direção e representantes da Universidade na sala virtual, transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube.

Representante escolhido pela turma para proferir algumas palavras em nome dos amigos e colegas, Igor Alexandre Ghisi cumpriu com excelência a tarefa para a qual foi designado. Filho do mestre de cerimônias que faz parte da história da Unesc e do Colégio, Laênio Ghisi, Igor mostrou que traz o talento de casa.

Conforme destacou aos colegas, a noite de formatura marca a chegada do fim de um ciclo de forma muito diferente do imaginado lá no início do ano letivo, quando acreditavam que vivenciariam as atividades juntos em sala de aula e teriam a oportunidade de, também juntos, viverem momentos como a última semana ou o último dia de aula. “O que mais me impactou foi não podermos nos despedir da nossa rotina. De uma hora para outra, precisamos nos isolar, dar adeus ao ambiente natural, a sala de aula, e nos adaptar a toda essa nova rotina imposta pela pandemia. Mas essas são as nossas memórias”, comentou.

Apesar do ano atípico, de acordo com Igor, a turma permaneceu unida e agora pode celebrar com ainda mais orgulho a conquista merecida. “Hoje o dia nasceu diferente, com sensação de dever cumprido, de que nossos esforços ao longo de todos esses anos deram resultado. Estamos a caminho do ensino superior e onde quer que estejamos levaremos para sempre o Colégio Unesc em nossos corações. Vamos em frente, pois o mundo nos espera!”, destacou ao discursar.

A forma como o grupo encarou a mudança de planos e, mesmo de forma remota, se dedicou aos estudos no último ano de escola, para a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, deixa a todos orgulhosos. “Tenho plena certeza que alcançamos nosso objetivo enquanto instituição de ensino. Para o Colégio Unesc só é possível entender o ser humano fazendo história e ao mesmo tempo sendo determinado por ela e foi exatamente assim este ano”, pontuou Giselle, acrescentou que logo no início do ano foi informada de que esta turma seria diferenciada, fato que pôde comprovar com os próprios olhos.

“Me orgulho muito desta turma. Foram muito corajosos, comprometidos com o aprendizado, protagonistas das suas próprias trajetórias até aqui. Foram resilientes, não perderam o foco e nem o bom humor”, acrescentou.