Os impactos causados na educação pela crise sanitária provocada pela Covid-19 e por pandemias anteriores serão debatidos na próxima semana na Unesc. Nos dias 26 e 27 de novembro, o Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação (Grupehme) realizará o 6º Colóquio de História e Memória da Educação, o primeiro totalmente virtual, com a participação de professores e pesquisadores nacionais como a professora doutora da Universidade Federal de Goiás, Valdeniza Maria Lopes da Barra e internacionais, como o professor doutor da Universidade de Sevilha, na Espanha, Pablo Alvarez Dominguez.

 

O evento é aberto para professores, pesquisadores, gestores e estudantes e está com inscrições abertas até o dia 25 de novembro, pela página do evento (para fazer sua inscrição e conferir a programação, clique aqui). https://doity.com.br/vi-coloquio-historia-e-memoria-da-educacao/ O Colóquio será transmitido ao vivo pela Unesc TV, em seu canal no Youtube (www.youtube.com/unesctv).

 

A abertura do evento ocorrerá no dia 26, às 19 horas, com diálogos sobre “Cotidiano, Educação e Pandemia”. Já no dia 27, o tema abordado será “Os Espaços e as Condições de Pesquisa em Tempos Pandêmico(s)”. Além de Valdeniza e Dominguez, o evento terá como palestrantes a professora mestre da Udesc, Susane da Costa Waschinewski e da professora doutora da Unesc, Michele Gonçalves.

 

A líder do Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação da Unesc, Giane Rabelo, explica que o objetivo do Colóquio é, além de debater o ensino e a pesquisa neste momento de pandemia – e propor um resgate dos impactos de outras crises sanitárias na educação – fazer uma reflexão crítica e profunda sobre o momento vivenciado desde março e que tem implicado no ofício do professor. “A ideia é tentar ampliar um pouco o olhar do ponto de vista histórico. Já vivenciamos outros momentos como esse, não da mesma forma e em outros tempos e espaços, e é preciso entender a educação nesse processo de pandemia. Temos que debater a experiência das aulas remotas, pensar em como será no pós-pandemia, que aspectos o educador pode repensar sobre o seu trabalho e sobre o campo escolar”, afirma a professora da Unesc.