O presidente Jair Bolsonaro assinou, no dia 30 de setembro de 2020, um decreto que incentiva a categorização de estudantes especiais nas escolas públicas brasileiras. O movimento, de forte repercussão na oportunidade, voltará a ser o centro de debates na Unesc. O Diálogos Sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Regular ocorre no dia 18 de novembro, a partir das 19 horas, e é aberto ao público.

Conforme a líder estudantil Francine Nazário, o decreto discorre sobre os direitos à educação das pessoas com deficiência, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades.  “Durante muitos anos existe a luta pela igualdade e inclusão nas escolas. A certo modo, a decisão vem na contramão. Não vai extinguir a inclusão das pessoas no ensino regular, mas vai trazer a possibilidade de existir classes especiais para estas pessoas”, explica.

Desde a assinatura do documento, instituições de ensino, organizações de zelo pelas pessoas especiais, grupos de pesquisa e também o poder público, como a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), estão se movimentando para debater o tema.

Na Unesc, segundo Francine, o assunto também vem pautando conversas entre estudantes e professores, se colocando como um potencial ponto de discussões e fomento do conhecimento.  “Aproveitando a oportunidade que sempre é nos dada, a Diretoria de Ensino lançou o desafio de pensarmos uma atividade de encerramento do ano”, contou.

Para Andreia
 Rabelo Marcelino, assessora pedagógica administrativa da Diretoria de Ensino, adentrar ao tema é fundamental, principalmente em uma Instituição que forma professores. “Muitas pessoas desconhecem. É um tema essencial para ser discutido dentro dos cursos de Licenciatura e também nas demais graduações. Diante deste significado, logo buscamos pessoas que são referência para abordar o tema e a inclusão em uma roda de conversa”, conta.

Dentro desta proposta, o Diálogos terá um profissional do Direito, o professor mestre Ismael de Córdoba; da licenciatura, a professora mestre Édna Regina Baumer; da área da Psicologia, a docente mestre Suzamara Vieira e a colaboradora Elisabete Gonçalves Barbosa, e de diversidades, a professora mestre Priscila Schacht Cardozo, coordenadora do programa SOMOS - Inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho e representante da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc. Priscila e Suzamara também atuam no CER (Centro Especializado em Reabilitação)