Estudantes de escolas públicas e privadas tiveram a oportunidade de mergulhar no universo do empreendedorismo e da inovação ao longo das últimas semanas. Eles participaram da primeira edição do programa Inova Jovem Unesc, ação realizada pela Universidade em parceria com a Junior Achievement. Na noite desta terça-feira (3/11) as dez equipes finalistas do projeto apresentaram suas ideias inovadoras com foco na educação e, após avaliação feita por jurados convidados, foram escolhidos e anunciados os destaques da ação.
Os grandes vencedores da noite foram as equipes Brilhantes Mentes, do Cedup Abílio Paulo; NewGen Leaders (NGL), da Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti, de Urussanga; e InovaTec, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente.
As apresentações e os anúncios foram realizados de forma virtual, pelo Google Meet, em evento apresentado pelo assessor de Inovação da Unesc, Christian Engelmann. Os integrantes da equipe vencedora receberão bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada um, além de um troféu destaque de 1º lugar. Já as equipes que despontaram em segundo e terceiro lugar, serão contempladas com bolsas de estudo e troféus de destaque.
Além das escolas que tiveram grupos entre os vencedores estiveram entre os finalistas ainda a Escola de Educação Básica Luiz Tramontin, o Colégio Unesc, o Colégio Marista Criciúma, a escola Eng Sebastião Toledo dos Santos e a Escola Estadual de Ensino Médio Élio de Farias Matos.
Acompanharam ainda a apresentação das propostas e a premiação, a pró-reitora de Planejamento e Institucional Gisele Coelho Lopes, e o coordenador do NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Evânio Ramos Nicoleit.