O ano de 2020 marca a comemoração das duas décadas de instalação do curso de Medicina da Unesc. Responsável por formar mais de mil médicos, o curso representa um dos grandes orgulhos da Universidade e é responsável por entrar à região e ao país grandes profissionais da saúde. Entre as comemorações realizadas ao longo do ano, nesta semana ocorrem a 16ª Jornada Acadêmica do curso de Medicina e o 4º Simpósio Multiligas, eventos acadêmicos realizados, neste momento, de forma virtual.

Por meio de transmissões realizadas pelo canal da Unesc TV no YouTube o curso promove três dias de intensa troca de conhecimento. A temática escolhida para esta edição foi “Emergência e Cuidados Paliativos”. Já na abertura oficial dos eventos, realizada na noite desta quinta-feira (1/10) a temática abordada foi voltada especialmente aos estudantes, com palestra acerca do assunto “formação médica e qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina”.

Fizeram parte da mesa de honra virtual da solenidade a reitora Luciane Bisognin Ceretta; a pró-reitora Indianara Reynaud Toretti; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; a coordenadora do curso, Maria Inês da Rosa; a coordenadora-adjunta, Leda Soares Brandão Garcia; o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande; o representante da comissão organizadora do evento, acadêmico Donizete da Rosa Júnior e a presidente do Centro Acadêmico Sergio Alice, Ariela Rocha Casagrande.

Para a reitora da Universidade, celebrar os 20 anos do curso de Medicina significa celebrar a chegada dos cursos da área da saúde da Universidade, sua expansão, seu maior potencial junto à comunidade e a possibilidade de aproximação com uma área na qual os resultados mais uma vez se reverteram positivamente para a sociedade. “Nós não só fomos responsáveis pela formação de mais de mil profissionais médicos altamente qualificados, como aproximamos grandes nomes da Medicina para região, elevando ainda mais a qualidade do serviço oferecido por aqui e gerando a oportunidade posterior de abertura do nosso programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde”, avalia.

Ao aproveitar a oportunidade para reiterar agradecimentos, a atual coordenadora do curso lembrou de alguns capítulos da trajetória de duas décadas e deixou, com carinho, seu desejo para os próximos ano de história. “O curso de Medicina se agigantou nesses 20 anos, tanto em estrutura quanto em corpo docente. Para os próximos 20 anos faço votos que esse curso, que é um sonho realizado, continue a moldar a vanguarda do ensino, da ética, da empatia e do humanismo. Que possa continuar intervindo para transformar o mundo em um lugar cada vez melhor”, destacou Maria Inês.