O projeto Inova Jovem da Unesc tem estimulado jovens de escolas do Sul de Santa Catarina a pensar sobre inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e atitudes para transformar o mundo. Desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, em parceria com a Junior Achievement, a iniciativa entra na segunda etapa com mais de 250 inscritos, entre alunos de escolas públicas e particulares interessados no desenvolvimento de competências.
Na primeira etapa, iniciada no dia 15 de junho de 2020, os inscritos no projeto participaram de uma série de capacitações, por meio da plataforma de cursos online do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ) e da Júnior Achievement. “São atividades não desenvolvidas habitualmente em sala de aula, como questões socioemocionais, postura empreendedora, olhares para o futuro e outras habilidades para preparar esse jovem para o mercado de trabalho em um momento de constantes transformações. O Inova Jovem tem sido incrível, superou nossas expectativas”, evidenciou o assessor de Inovação na Aditt, Christian Engelmann.
A partir do próximo sábado (3/10), dia em que se encerram as inscrições, os participantes já se preparam para os desafiados de propor ideias criativas e sustentáveis para melhorar o mundo. A primeira tarefa será conhecida na segunda-feira (6/10). Durante o desenvolvimento, os times serão orientados e capacitados sob diferentes olhares, em cinco lives, garantindo bagagem e diferenciais importantes para a superação do desafio. A final está marcada para o dia 3 de novembro.
Até o momento, a iniciativa já conta estudantes inscritos de cinco municípios diferentes. Renata Dagostim Laurindo, estudante do segundo ano do ensino médio e técnico de Administração do Cedup de Criciúma, acredita que conteúdos ministrados na primeira etapa mostraram um importante valor. Ela faz parte de uma equipe interdisciplinar já inscrita na segunda parte do Inova, com outras três colegas, uma do mesmo curso e outras duas do curso técnico em Alimentos.
Incentivadas pelo professor de Física, Felipe Torquato Vieira, Renata, Amanda Sá dos Santos, Ariéle Cezário e Raiane Rocha Anacleto estão prontas para dar o melhor, e a expectativa é chegar ao menos na final. “Temos uma equipe diversificada, com integrantes de diversas áreas e interesses. Quando juntamos estes aspectos, e sabemos fazer isso, nosso grupo sai na frente. Organizar conhecimento é um ponto muito forte”, evidenciou.
Dedicadas a aprender, a equipe também tem nas bolsas de estudos, parte da premiação, mais uma motivação. “Com certeza estimula muito. Como é uma vontade compartilhada por todas nós, motiva ainda mais”, destacou.