Ainda que, por conta da pandemia, o movimento de pessoas no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, SCMJ, seja muito menor, quem por aqui passa encontra muitas manutenções e obras sendo realizadas. Essa é uma constante necessária diante de tamanha estrutura e de todo zelo que o reitor, padre Antonio Vander, e o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach nutrem pelo local.
Durante as últimas semanas, foram feitas as demarcações de estacionamento em todo o pátio calçado do Santuário. A medida visa uma melhor distribuição de vagas, e organização de entrada e saída de veículos. Os arcos, característica marcante do templo, também receberam limpeza de manutenção da pintura, bem como todo o complexo. “São manutenções simples, mas que precisam ser feitas periodicamente para que não se acumulem muitas obras” explica o reitor.
Via Sacra da Ressurreição
A Via Sacra da Ressurreição, que fora iniciada há poucas semanas, também continua sendo construída em ritmo acelerado. A obra, que teve seu lançamento adiado por conta da pandemia, é construída com recursos vindos da doação de famílias que participam da Campanha dos Devotos. “Durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa nós rezamos o Caminho da Paixão – Via Sacra –. Nos 50 dias seguintes nós rezamos o Caminho da Ressurreição” explica o reitor do Santuário. O projeto prevê ainda a construção de um Círio Pascal em monumento, que nos lembra a luz de Cristo.
Outra obra que já está bem adiantada é a do Portal do Santuário. Parte de sua estrutura já está levantada e agora restam os detalhes finais.