A troca de experiência e a inspiração por meio de diferentes trajetórias têm sido constantes nas aulas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc. Dentro da implantação do chamado Novo Ensino Médio, as turmas estão tendo contato com atividades voltadas ao itinerário formativo de projeto de vida. Nesta quarta-feira (14/4) a Primeira Série teve encontro com o assessor de inovação da Unesc, Christian Engelmann.
O foco do encontro, realizado no Auditório Ruy Hülse de forma híbrida e respeitando as medidas de distanciamento social, foi compartilhar com os estudantes as possibilidades a serem exploradas a partir de suas habilidades e talentos e incentivar o protagonismo juvenil.
Para a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, é importante que os alunos tenham momentos voltados a esse tipo de reflexão e que sejam instigados a conhecer diferentes trajetórias, tendo base para, assim, construírem seus próprios caminhos da melhor forma. “São diferentes inspirações que vão além da carreira e passam por um planejamento de vida como um todo”, acrescenta.
O incentivo ao protagonismo juvenil, conforme a coordenadora pedagógica, Mainara Figueiredo Cascaes, já foi assunto por diversas vezes, porém o compartilhamento por meio de alguém que vive isso na prática fortalece o entendimento e incentiva o “pensar fora da caixa”. “Desejo que vocês aproveitem cada uma dessas oportunidades e se concentrem em extrair o máximo possível desses encontros. São oportunidades incríveis”, disse aos alunos.
No bate-papo com os jovens estudantes, Christian fez questão de destacar a importância da aprendizagem constante e diferenças entre conceitos como conhecimento e sabedoria. Na fala do assessor de inovação, os estudantes foram convidados a elencar e conhecer as habilidades que farão com que cada um seja relevante no novo cenário global.
“Estamos indo para a era pós-digital. Essa era exige pensamentos diferentes. Ela tem característica não linear, multidisciplinar e exponencialmente imprevisível”, comentou.
O desafio diante da nova realidade, conforme Christian, é educar essas novas gerações para a lógica digital, a autonomia, o empoderamento, a busca de propósito e uma mentalidade hiperconectada. “Se o mundo está mudando, será que não temos que mudar também”, indagou.
Outras turmas também já receberam convidados especiais para troca de ideias dentro da programação do Novo Ensino Médio.