Quem já estudou anatomia sabe que os termos que envolvem os sistemas do corpo humano são infinitos. Mesmo quem nunca precisou aprender a fundo o conteúdo deve imaginar que, tamanha a complexidade da vida, os organismos que a formam são também complexos e, portanto, de difícil memorização. Diante do desafio de repassar ensinamentos em torno do assunto, a professora Isabela Casagrande Geremias, que ministra aulas de anatomia em diferentes cursos da área da saúde na Unesc, identificou uma oportunidade de parceria que já dá resultados. A partir da ideia, o curso de Design da Universidade propôs aos alunos da 2ª fase que desenvolvessem soluções para o ensino de anatomia.

O resultado do desafio aos acadêmicos foi a apresentação de cinco trabalhos que, conforme o professor da disciplina de Introdução ao Design II, Haron Fabre, surpreenderam pela qualidade e inovação. “Tivemos 16 alunos dedicados ao entendimento do problema em questão, mergulharam também nos conteúdos de anatomia, conheceram os laboratórios utilizados pelos cursos de saúde e pensaram na melhor forma de utilizar o design para colaborar com o aprendizado dos colegas acadêmicos”, destaca.

Foram apresentados, de acordo com Haron, soluções que envolvem a gamificação, um sistema elétrico que colabora no ensino das funções da medula e projetos que simulam o funcionamento do coração. “Propusemos que eles nos ajudassem a pensar em produtos capazes de colaborar nas questões didática e pedagógica das aulas e o objetivo foi alcançado. Três dos protótipos já estão com a professora Isabela e serão validados em sala de aula no próximo semestre”, explica.

Para Isabela, que ouviu atentamente a explicação de cada projeto e enalteceu a dedicação dos grupos na busca por boas alternativas para o seu desafio, as soluções apresentadas oferecem uma abordagem que até então não era possível nas diferentes técnicas de ensino utilizadas. “Nós constantemente utilizados os laboratórios, os alunos têm acesso a diferentes formas de aprendizado e conseguem visualizar os sistemas, porém alguns detalhes são difíceis de serem demonstrados. Com os trabalhos criados vamos poder abordar o conteúdo de forma diferente e colaborar com o aprendizado dos alunos”, aponta.

Parceria inédita

As soluções criadas pelos estudantes de Design poderão ser utilizadas em aulas da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana nos cursos de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Nutrição e, quem sabe, até aprimoradas e reproduzidas para modelos definitivos.

A possibilidade, conforme o coordenador do curso de Design, João Rieth, fortalece ainda mais a ideia de que o design pode colaborar nas mais diferentes áreas do conhecimento. “Já firmamos parcerias com cursos de diferentes áreas e esse formato é, no nosso entendimento, inédito. As ferramentas desenvolvidas pelos estudantes nos surpreenderam e orgulharam e certamente oportunizarão um aprendizado ainda mais dinâmico para os alunos da saúde”, destaca orgulhoso.