A cerimônia de Colação de Grau marca o fim do ciclo acadêmico e o início da tão sonhada jornada profissional. O dia em que o acadêmico se torna bacharel ou licenciado na profissão escolhida representa a realização de sonhos que muitas vezes vêm de casa e do coração não só do formando, mas também de todos que o rodeiam. Esperado por anos, esse dia chegou nesta segunda-feira (31/8) para 43 formandos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Unesc.
Diferentemente do esperado, as turmas não estiveram reunidas celebrando a conquista com abraços, porém, nenhuma limitação imposta pela pandemia de Covid-19 tira o brilho e a satisfação deste momento solene e inesquecível na vida de cada um. Para celebrar a altura, a Universidade realizou nesta segunda-feira, por meio do canal da Unesc TV no YouTube, a transmissão ao vivo das cerimônias de Colação de Grau Especiais.
Desde o Ensino Médio, quando participou de um trabalho sobre a área de atuação da Fisioterapia, Kálita Silveira Nunes, uma das mais novas graduadas da Unesc, teve certeza do que queria para a vida: ajudar pessoas por meio de seu trabalho como fisioterapeuta.
Nesta segunda-feira ela foi uma das graduadas que alcançou o objetivo de colar grau no curso que escolheu com tanto amor e na Universidade que a abraçou ao longo de toda a jornada. Kálita participou, enquanto acadêmica, do Centro Especializado em Reabilitação (CER), como voluntária e posteriormente bolsista, além de ter se voluntariado em um projeto de cicatrização de feridas e ter presidido o Centro Acadêmico do Curso ao longo de três anos. Após tanta participação, tendo a Unesc em sua rotina de forma constante, nesta tarde a bacharel encerrou um ciclo, mas não sua trajetória de estudos.
Ela, que se diz uma eterna estudiosa, comemora a formatura já com os olhos voltados para o futuro que começa já. “Por mais que esse momento tenha sido diferente, sem aquela festa que esperávamos, ele traz um sentimento de alívio, de dever cumprido e de que uma fase se encerrada para que um novo e maior ciclo se inicie”, completa.
Entre os novos cirurgiões dentistas que também iniciam nova trajetória a partir desta segunda-feira está a jovem Vitória Gonçalves Ballei. Para ela, o momento foi a de realização de um sonho que vem sendo regado diariamente há cinco anos. “Foram muitos altos e baixos. Momentos difíceis, desafiadores, de angústia, mas muitos também felizes. Hoje posso dizer que sou outra Vitória, muito mais madura e pronta para ser uma ótima profissional”, comentou.
Para Vitória, que foi a responsável por discursar em nome da turma, mesmo sendo completamente diferente do imaginado, sem os vestidos e trajes já sonhados e festas programadas, o dia é de muito orgulho e gratidão pela conquista e pelo novo desafio que irão encarar a partir de agora. “Honraremos com profissionalismo o que essa linda profissão tem como missão. Hoje nosso coração é inteiramente orgulho e felicidade”, completou.