A Fundação Cultural de Içara  e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, elaboraram um cadastro para mapear os artistas e/ou coletivos, associações artísticas e culturais, produtores culturais e espaços de Arte. O objetivo é fazer com que artistas do município possam ser beneficiados pela Lei Federal Aldir Blanc – nº 14017/2020, em que beneficiará aqueles que se encaixarem nos critérios.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Içara (FCI), Maria Tereza Chagas, o objetivo deste cadastro é também colaborar para que os artistas possam receber auxílio do Governo Federal. “Sabemos que o atual momento não permite apresentações artísticas e culturais, então estamos fazendo esse mapeamento para que possamos auxiliá-los neste momento no possível recebimento deste auxilio”, explicou. 

Farão parte do banco de dados somente moradores do município de Içara. O cadastro não cria vínculo ou obrigação de contratação de qualquer natureza. Para fazer parte do banco de dados, é necessário responder o questionário no link http://abre.ai/culturaicara.

Para ser um dos beneficiados, há critérios como ter trabalhado ou atuado na área artística nos últimos dois anos, não ter emprego formal, ter renda familiar de até três salários e não ter recebido nenhuma parcela do auxílio emergencial.