As ações de combate a Covid-19 desenvolvidas pelo Município de Criciúma foram destacadas na Tribuna Livre do Legislativo. Representantes da Secretaria de Saúde participaram, de forma retoma, da Sessão virtual desta terça-feira (14/7), por solicitação do vereador Aldinei Potelecki.
Segundo o diretor Técnico da Secretaria, Dr. Ronald Benedet, Criciúma tem testado seus casos suspeitos com testes rápidos. “Com o teste rápido, no 8º dia já é possível constatar a doença. Enquanto o resultado do RT-PCR está demorando muito e não convém usar em pacientes leves”, pontuou.
A orientação da Secretaria é de que o cidadão que tenha sintomas suspeitos da covid procure o Centro de Triagem. Conforme o médico da Secretaria, o número de casos suspeitos que passam pelo Centro mais que dobrou nos últimos dias. “Nós estávamos atendendo uma média de 35 a 40 pacientes por dia. Agora, isso saltou para 150 pacientes em apenas 12 horas”, apontou Benedet.
A orientação dada aos pacientes com sintomas da doença é sempre do isolamento social de 14 dias. Pessoas com problemas já agravados são encaminhadas ao Hospital São José. As que possuem sintomas leves são dispensadas. “Está piorando e temos que nos unir para isso”, enfatizou o médico.