A geração de crianças nascidas depois de 2010 é conhecida como geração Alpha. Esta nova fase é caracterizada, sobretudo, por crianças com mais independência, maior capacidade de resolver problemas e, claro, muito mais conectadas. Diante da pandemia de Covid-19 foi necessário fazer com que elas utilizassem esta expertise não somente para lazer, mas para aprender. 


Os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc têm se reinventado e trazido propostas inovadoras para manter, mesmo de forma remota, a excelência do ensino da escola.

A professora Patrícia Stanger Cardoso, que leciona para o 1º ano, é umas das profissionais que têm vencido este desafio. Ela, que atua com alunos de seis anos, cria momentos de ensino lúdico para prender a atenção das crianças e, desta forma, dar as aulas. Um dos projetos que teve sucesso envolveu os pequenos durante toda a semana em uma “vida de fazenda”. 

De forma interdisciplinar, com o apoio de outros professores, as crianças aprenderam como é a vida no campo, plantando feijões, fazendo dobraduras e máscaras de animais, maquetes, dançando e conhecendo, inclusive, uma fazenda de verdade por meio de fotos e vídeos. A atividade contou com a participação do avô de um dos alunos, que tirou todas as dúvidas dos pequenos.

Para encerrar o projeto “Vida na Fazenda”, os estudantes se caracterizaram como fazendeiros, fizeram uma culinária divertida e os pais ainda puderam aprender a receita da ricota, queijo típico da colônia.

Apoio da Universidade

Um dos grandes diferenciais do Colégio Unesc é poder contar com a estrutura da Universidade, seja física ou intelectual. Neste momento de aulas remotas, muitos cursos e setores têm colaborado com a escola. No projeto “Vida na Fazenda”, por exemplo, a professora Patrícia contou com o apoio do curso de Pedagogia da Unesc.