Nova Veneza realizou primeira live segunda-feira, dia 08, para apresentar um diagnóstico com os dados atualizados dos casos, os infectados por bairros, o novo decreto do transporte intermunicipal e destacar alguns dados importantes sobre o enfrentamento do novo coronavírus.  

“Foram realizados 226 testes desde o início da pandemia e destes 51 deram positivos para a covid-19. Hoje a nossa realidade são 36 curados e 15 ativos no município. Todos os pacientes que testaram positivo fizeram o tratamento em casa, apenas um internado com sintomas leves, mas que a equipe técnica deixou em observação. Nova Veneza faz parte da macrorregião Sul e para ressaltar a funcionalidade do sistema com 146 leitos de ITU e apenas 10 leitos ocupados pela covid-19. O município possui 850 testes para serem aplicados nos pacientes”, comentou a Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Vitali Cúnico que vai apresentar um relatório epidemiológico.

Números por bairros

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel de Araújo revelou os números por bairros. “Os dados revelam que o Bairro Bortolotto 19 pessoas foram positivas com a Covid-19, no Centro foram oito pessoas foram diagnosticadas, no Distrito de Caravaggio testaram nove pessoas para a doença. Já em São Bento Alto quatro pacientes foram infectados, no Nossa Senhora de Lurdes três pessoas, no Jardim Florenca dois pacientes, no Bairro Elisa uma pessoa e quatro no Bairro Bortoluzzi, destes 36 casos estão curados”.

Ele destaca que as pessoas ativas do nosso boletim são aquelas que estão em fase de transmissão da doença. “A importância de fazer o isolamento social e ao sair da barreira do isolamento pode ser contaminar uma outra pessoa mais suscetível. Por isso pedimos que respeite o isolamento”

Atendimentos do Centro de Triagem

A médica responsável pelo Centro de Triagem, Marie Piazza explanou sobre os atendimentos no Centro de Triagem. “No município contamos com dois tipos de testes o TR-PCR, do Lacen usado em paciente em quadro gripal febril no início da doença para fazer o diagnóstico, do primeiro ao quinto dia de sintoma e vê o próprio vírus na secreção e os TR (Testes Rápidos) são testes veem a resposta imune da pessoa que entrou em contato com o vírus, tempo de 7 a 8 dias da doença. A Prefeitura tem disponibilizado medicamentos para o tratamento e isso é muito importante porque alguns pacientes não têm condições de comprar as medicações. Desde o início da pandemia foram aproximadamente 360 atendimentos no Centro de Triagem. Estamos trabalhando bastante na triagem, investigando cada caso para evitar que a doença se espalhe ainda mais”