As atividades presenciais no campus da Unesc irão reiniciar de forma gradual a partir desta segunda-feira (8/6). A decisão foi tomada mediante liberação por meio de decreto Estadual e, principalmente, acompanhamento minucioso da situação por profissionais de saúde e epidemiologia. O retorno neste momento será apenas de acadêmicos das fases finais dos cursos de graduação que não integrem o grupo de risco e que desejem retornar. A retomada será exclusivamente para atividades de ordem prática e estágios obrigatórios. As medidas foram explicadas em detalhe em transmissão ao vivo com a reitoria e a comunidade acadêmica no fim da tarde de sexta-feira (5/6).
Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a iniciativa de retorno gradual se dá de forma tranquila e responsável tendo em vista o constante acompanhamento da situação regional e as medidas adotadas pela Universidade para proporcionar um ambiente seguro.
O cronograma formulado para o retorno conta com quatro datas para retorno gradual de alguns dos acadêmicos. As datas previstas para início de atividades para os grupos divididos em Grupo 1, Grupo 2, Grupo 3 são os dias 8, 15 e 22 de junho.
“Será um retorno aos poucos, com ações minuciosamente calculadas de acordo com a real necessidade da presença desse acadêmico no campus para cumprimento de horas práticas e estágios obrigatórios, viabilizados por medidas de segurança muito responsáveis. Mesmo com a distribuição de turmas em horários e locais diferentes para evitar aglomerações e todas as dezenas de medidas adotadas na Universidade, se este acadêmico não se sentir seguro para o retorno ele poderá optar por continuar em casa e recuperar o conteúdo posteriormente”, explica Luciane.