Os desafios impostos pela pandemia de coronavírus mudaram a forma, mas não o compromisso do Governo do Estado com a prestação de serviços ao cidadão. As aulas suspensas desde março, por exemplo, foram para dentro da casa dos estudantes da rede estadual. Para ajudar a identificar pacientes com Covid-19 e evitar o deslocamento até um posto de saúde, um questionário online foi desenvolvido. E assim, com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.
Além de garantir a segurança necessária neste momento, o Governo Digital permite que o Estado continue presente na vida das pessoas e ainda garantiu uma economia que já supera os R$ 34 milhões, a partir da eliminação do uso de papel.
“Mais do que nunca é o momento de reinventar as coisas. A tecnologia, a inovação e a criatividade estão ajudando a minimizar os impactos desta pandemia na rotina dos cidadãos. É um processo que iniciamos desde o início desta gestão e que vai continuar mesmo depois que superarmos este desafio. Especialmente no serviço público, as ferramentas digitais proporcionam uma estrutura mais moderna, enxuta e muito mais eficiente na entrega dos serviços”, afirmou o governador Carlos Moisés.
Capitaneado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), o processo já alcança um quarto dos serviços prestados pelo poder executivo. “Atualmente, 26% estão disponíveis em plataforma digital. E a nossa meta é de que até 2022 todos os serviços estejam digitalizados”, destaca o secretário da pasta, Jorge Eduardo Tasca.