A Secretaria de Saúde de Criciúma reuniu na tarde desta quarta-feira (20) com representantes de laboratórios do município, para tratar sobre os testes da Covid-19. O encontro foi realizado no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, e pela bioquímica responsável técnica e coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira. “O principal objetivo do encontro foi mantermos a mesma linha de trabalho para identificarmos casos da Covid-19 no município, além de compartilharmos experiências vivenciadas durante a pandemia, com o intuito de evoluirmos cada vez mais o nosso trabalho”, frisou o responsável pela pasta.
Segundo a coordenadora do Laboratório Municipal, houve o consentimento de todos os participantes sobre a superioridade da aplicação dos testes rápidos em laboratórios, já que as amostras de soro trazem melhores resultados do que no sangue total. “Quando o paciente é sintomático, ele não pode coletar antes do oitavo dia de sintomas, com o teste rápido, pois o resultado trará um falso negativo. Se um resultado for positivo em qualquer dos laboratórios, os negativos são desconsiderados e é preciso fazer o isolamento do paciente, procedimento que a vigilância epidemiológica conduzirá. Todos ficaram de acordo que é assim que tem que ser”, destacou Andréa.
Outras pautas, como o registro de casos confirmados de Covid-19, também foram abordadas na reunião.