A luta contra a Covid-19 na região Sul de Santa Catarina ganhou novos aliados. Mais de 150 alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia da Unesc entram em campo de estágio, a partir desta semana, em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das regiões Carbonífera e Extremo Sul. A ação atende as portarias 356, do Ministério da Educação (MEC), e 492, do Ministério da Saúde (MS), que instituem o programa “O Brasil Conta Comigo”.
Conforme a coordenadora pedagógica da área da Saúde da Unesc, Ioná Vieira Bez Birolo, as portarias indicam que podem atuar os alunos dos últimos dois anos de Medicina e do último ano dos demais cursos. Parte deles já está em campo, como é o caso da 1ª turma de Medicina formada virtualmente pela Instituição no dia 30 de abril.
A reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, valida a importância da atuação destes alunos neste momento tão difícil enfrentado pelo país e pelo mundo. “Garantimos que são excelentes profissionais que estão indo para a linha de frente. Eles carregam consigo a excelência do ensino da nossa Universidade, que durante os últimos anos esteve empenhada em entregar para a sociedade grandes médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos. A nossa Unesc e toda a região confia e agradece pelo trabalho deles”, ressalta.