Celebrar o Dia Mundial da Educação neste dia 28 de abril com aulas presenciais suspensas em todo o mundo pode parecer uma ironia. Crianças, adolescentes e adultos distantes das salas de aulas e o mundo passando por um dos maiores problemas de saúde pública já registrados na história. O cenário, de fato, não se mostra simples, porém reforça a importância da educação em todas as dimensões.

Na Unesc e no Colégio Unesc, por exemplo, o empenho e a superação de desafios se mostram ainda mais fortes diante das mudanças. Se ao longo dos semestres, com a sociedade caminhando em ritmo normal, os enfrentamentos em defesa da importância da educação já são constantes, em um momento de desafios multiplicados, ela faz parte da reinvenção do todo e se mostra ainda mais essencial no cenário.  

Para a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toretti, a educação é uma das estratégias de maior importância para a transformação social, tendo em vista que a todo instante, professores e estudantes precisam se reinventar. “Essa renovação é necessária na medida em que a educação está pautada diretamente na relação entre as pessoas e o mundo onde estão inseridas, sua relação com a sociedade. O cenário presente muda rapidamente e somos convocados a nos reinventar, todos os dias. Educar, em meio a uma pandemia é exemplo disso. Todos nós, a partir da realidade e com as habilidades que já tínhamos, nos adaptamos, desenvolvendo novas formas de ensinar e aprender”, salienta.

Tamanha dedicação em encontrar os melhores caminhos para educar, conforme Indianara, se explica pela consciência da importância de tal relação, a de professor e aluno. “Educar é um ato de amor, de desenvolvimento da autonomia. Deve, portanto, devolver competências e habilidades para uma atuação presente e futura, que possibilite análise crítica para um processo de transformação que torne este mundo cada vez melhor. Estamos plantando sementes de mudança, de esperança, tudo com muita solidez e embasamento”, completa.

O papel de uma escola e, ainda mais, de uma Universidade que guia o aprendizado diante deste e de cenários tão desafiadores nas mais variadas áreas, é de ensinar a aprender, ensinar a inovar. “Cada vez mais, o processo de ensino-aprendizagem deve estar pautado na realidade e nas tendências que o futuro nos aponta. Cada vez mais habilidades socioemocionais, digitais, de trabalho em equipe, são exigidas. A este trabalho de desenvolvimento de competências, pautado em problemas reais e com foco no futuro chamamos de inovação na educação”, acrescenta.