O verbo reinventar talvez nunca tenha sido tão conjugado como neste momento. A reinvenção vai do pessoal ao profissional e com os professores da Universidade não têm sido diferente. Todo o corpo docente da Unesc, do especialista ao mestre e ao doutor, encarou de forma corajosa o desafio imposto pela realidade da pandemia de Covid19, especialmente o distanciamento social. Buscou conhecimento, capacitação, modelos e contou com a ajuda de uma equipe de Assessoria Pedagógica e de demais setores da Unesc para levar a qualidade das aulas presenciais para as mediadas por tecnologias digitais.
Desde 1º de abril, todos os acadêmicos dos mais de 40 cursos de graduação presenciais da Universidade passaram a ter aulas remotas, com encontros ao vivo com os professores das diversas disciplinas e a realização de várias atividades. Tudo para manter a segurança das pessoas e permitir que os calouros e veteranos deem continuidade ao processo formativo. Afinal, entre tudo que o momento têm nos demonstrado, fica evidente que cada vez mais precisamos estar preparados. E para isso, o conhecimento é a chave.
E por falar nele, o conhecimento, a Agência de Comunicação conversou com quatro professores das áreas de Engenharias e Tecnologias, Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades, Ciências e Educação para saber como tem sido essa reinvenção. Antecipamos que há doses generosas de criatividade, zero acomodação e um norte bem definido: qualidade no ensino.