A Unesc ampliou o primeiro semestre letivo em 30 dias e vai oportunizar aos seus acadêmicos, além de aulas adicionais em modo presencial, um certificado de formação complementar. A decisão foi tomada após a determinação do Governo do Estado (pelo decreto número 554) em prorrogar a suspensão das aulas presenciais até 31 de maio em função da pandemia de Covid-19 e leva em consideração a continuidade do processo formativo com a qualidade Unesc.

 

A Universidade é a única Instituição de Ensino Superior do Sul e Extremo Sul catarinense a oferecer aulas adicionais no final do primeiro semestre de 2020. Dessa maneira, o calendário acadêmico passará a contar com 22 semanas, isto é, quatro semanas a mais de aulas presenciais.

 

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti explica que legalmente a Universidade está amparada para oferecer aos alunos aulas mediadas por tecnologia no período de distanciamento social, mas decidiu incluir no calendário acadêmico aulas adicionais presenciais para oportunizar aos estudantes um aprofundamento dos temas e conteúdos, além da realização de estágios e atividades necessariamente presenciais. “Estamos vivendo uma situação a qual ninguém escolheu. A nossa preocupação é com a continuidade do processo de formação dos nossos estudantes e com a garantia de que seja com a qualidade e os diferenciais que a Unesc tem”.

 

Indianara explica que cada professor, alinhado às definições do curso, irá optar pela metodologia e organizar as atividades que serão realizadas no período extra, entre 22 de junho e 19 de agosto de 2020. “Como as aulas adicionais irão exceder a carga horária que a Universidade deveria oferecer no semestre, esse período será entendido como uma formação complementar e os acadêmicos receberão certificado de aperfeiçoamento ao final dele. O estudante poderá incluir essa certificação em seu currículo, trazendo um diferencial na apresentação ao mercado de trabalho. Além disso, pode utilizar na validação das atividades complementares do curso”, explica a pró-reitora Acadêmica.