A recém-lançada versão online do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc realizou sua primeira ação na noite desta quinta-feira (9/4), com uma adesão de estudantes da Unesc e pessoas de diversos municípios de Santa Catarina e de outros estados. A primeira formação virtual do Pipocando Empreendedorismo, abordou o tema “Construindo uma marca forte”. O projeto que oferece, gratuitamente, formações em diversas áreas do conhecimento, com profissionais interessados em compartilharem sua expertise.

 

A abertura do evento online foi feita pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc em Araranguá, Diogo Morais. O público ainda recebeu as boas-vindas da diretora da Unesc em Araranguá, Izabel de Souza. Segundo a diretora, a iniciativa vem ao encontro das ações de uma instituição comunitária como a Unesc e outras mais serão realizadas ao longo do período de distanciamento social. Já Morais enfatizou que o momento é sério, mas que possível usá-lo de uma maneira positiva e que as pessoas poderão contar com o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc para terem novas experiências e conhecimentos.

 

Uma nova formação já está agendada para a próxima segunda-feira (13/4), às 19 horas. O tema abordado será “A transformação do mercado de trabalho e o novo mindset” e os interessados podem se inscrever no endereço http://unesc.net/formacaoonlinemindset.

 

Novas experiências

 

Mateus Balthazar, de Araranguá, foi o responsável pela primeira formação online do projeto Pipocando Empreendedorismo e teve uma nova experiência: a primeira vez que ministrou uma palestra ou formação de maneira virtual. “A falta do contato visual e de interação eram situações novas para mim. O não feedback corporal dos espectadores também dificulta a condução da palestra. No entanto, pelo número de pessoas que participaram e se mantiveram na sala, acredito que o conteúdo tenha sido valoroso. Passados os primeiros minutos, a conversa fluiu e consegui explanar o tema com certo grau de profundidade, além de definições e exemplos importantes, que ilustraram a aula e fixaram a ideia. Houve intervenção dos alunos, o que sempre enriquece, e muito, o evento”, afirma Balthazar.

 

Entre o público de Balthazar esteve o empresário de Criciúma, Rubens Freitas dos Santos. Segundo ele, a experiência foi importante e o conteúdo, agregador. “O Mateus nos passou um conteúdo muito relevante, trazendo clareza para quem quer ter ou já tem um negócio e lucidez sobre aspectos da construção de uma marca, associando ela ao empreendedor, não somente ao produto. Foi muito bom conhecer exemplos da nossa região. A iniciativa da Unesc foi excelente e é muito importante que continuem oferecendo essas oportunidades”, comenta.

 

Quem também participou da formação foi a estudante do curso técnico em Administração do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de São Miguel do Oeste, Sidiane Elda Pelissari. Ela se inscreveu na formação por sugestão da professora de seu curso, Roberta Ribeiro Garcia. Aluna do segundo ano do curso técnico, Sidiane conta que está estudando o empreendedorismo e como consequência, a criação de uma marca. Por isso para ela, a formação oferecida pelo Núcleo de Empreendedorismo da Unesc agregou conhecimento a sua formação.

 

“Tínhamos conhecimento sobre o que é o Marketing e sua importância, e agora aprendi sobre o Branding e a sua diferenciação. Foi bem interessante a colocação dos 11 passos pra formação de uma marca forte e acredito que capacitações assim sejam de grande valia, pois temos a oportunidade de ter conhecimento sobre a visão de outras pessoas em relação a determinado assunto”, considera a estudante de São Miguel do Oeste.